AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DESENVOLVIMENTAIS E COMPORTAMENTAIS
Através da avaliação de habilidades Desenvolvimentais e Comportamentais é possível entender o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos de suas vidas e principalmente no desempenho escolar.
A avaliação permite que a escola acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos. Possibilitando um levantamento de dados e informações que contribui para o devido direcionamento e suporte necessário. Entre seus objetivos, a avaliação de habilidades desenvolvimentais e comportamentais tem a finalidade de identificar e descrever as potencialidades e prejuízos no desenvolvimento e no comportamento do aluno.
Com isso, é possível elaborar estratégias e criar um plano de ensino com práticas pedagógicas e comportamentais individualizadas e específicas.
Criado pela equipe de Avaliações Multidisciplinares do Cetep, o Programa Peraí tem como objetivo principal identificar potencialidade, tipicidade e prejuízos no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. No âmbito escolar/acadêmico tem a missão de mitigar as distâncias que muitas vezes existem entre o desempenho do estudante/aluno com suas habilidades desenvolvimentais e comportamentais.
Seguindo o principal valor do Cetep que pressupõe uma conduta ética e responsável, o Programa Peraí visa ser um elo ou um fio condutor entre escola e aluno no sentido de fornecer a partir de dados concretos as dimensões que permeiam a relação entre DESEMPENHO e DESENVOLVIMENTO.
Para tanto, ao identificar e descrever as potencialidades e prejuízos no desenvolvimento e no comportamento do aluno com o Programa Peraí torna-se possível elaborar estratégias e criar um plano de ensino com práticas pedagógicas e comportamentais individualizadas e específicas.
PERAí… ISSO É TUDO O QUE A ESCOLA PRECISA
PROGRAMA
O Programa Peraí será aplicado por profissionais qualificados a partir de instrumentos (testes e escalas) que analisam os dados sobre as principais áreas de desenvolvimento do ser humano, sobre o funcionamento adaptativo da pessoa e sobre dados do funcionamento comportamental da pessoa. A partir das informações coletadas, será entregue um relatório com gráficos de desenvolvimento e realizadas orientações sobre os resultados obtidos juntamente com os responsáveis pelo aluno e a escola.
RESULTADOS
• Fornecer resultados de análise desenvolvimental e comportamental dos alunos, para o levantamento de dados individual e coletivo.
• Identificar as dificuldades de aprendizagem e possíveis comprometimentos neurológicos, transtornos, prejuízos no desenvolvimento e ou alterações comportamentais. Acompanhar concomitantemente o desenvolvimento e desempenho do aluno, através das analises e conduta para um direcionamento adequado.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
• Psicólogos e Neuropsicólogos.
• Terapia Ocupacional.
• Fonoaudiologia.
• Psicopedagogia.